Quarta-feira, 11 de Outubro de 2006

A COREIA DO NORTE DESAFIA O MUNDO

Kim Jong-il nascido a 16 de Fevereiro de 1942 perto de Khabarovsk, na União Soviética é o líder da República Popular Democrática da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira a realização de um teste nuclear, em uma acção amplamente rejeitada pela comunidade internacional.
Se confirmada a realização do teste, o país estará entre os nove do mundo que possuem armas nucleares, ao lado dos Estados Unidos, Rússia, França, China, Reino Unido, Índia, Paquistão e Israel.
Segundo a KCNA , agência de notícias oficial norte-coreana, o teste nuclear subterrâneo foi concluído "com sucesso" e "não houve vazamento e energia nuclear".
"O teste marca um evento histórico, bastante encorajado pela população norte-coreana, que sempre desejou ter a capacidade de autodefesa ", disse a KCNA , acrescentando que a acção foi "um grande passo na construção de uma nação socialista próspera e poderosa".
Houve relatos conflituantes a respeito do tamanho da explosão. A Coreia do Sul indicou que ela foi relativamente pequena, mas, segundo a Rússia, a arma testada pode ser tão potente quanto as bombas nucleares lançadas contra o Japão durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O centro de controle sísmico sul-coreano informou que um tremor de 3,6 graus foi sentido no momento em que o teste teria sido realizado. Já o ministro russo da Defesa, Serguei Ivanov , afirmou que a bomba atómica utilizada teve uma potência de "5 a 15 quilotons ".
A bomba atómica que atingiu Hiroshima, no Japão, em 6 de Agosto de 1945, tinha poder destrutivo de cerca de 15 quilotons .
Um quiloton é o equivalente a mil toneladas do explosivo TNT.

publicado por estremoznet às 21:42
link do post | comentar | favorito

    

English

ÉVORA

Click for Evora, Portugal Forecast

Distinção de Ipsis Verbis 

 

  Concedida por " Estremoz Soeiro"

 

links

Forum MotaDigital