Terça-feira, 1 de Janeiro de 2008

O cerco aperta para os fumadores

" Nova lei do tabaco, que proíbe o cigarro em locais públicos e fechados, vêem agora acrescentar-se mais restrições. A partir de Janeiro o cerco aperta. A separação dos espaços em áreas de fumadores e não fumadores já foi aplicada, mas agora a ela junta-se um bloqueio às máquinas de tabaco bem como o retiro de publicidade a tabaco das mesmas e um aumento de 15 a 30 cêntimos nos maços.

Os maços de tabaco vão ficar mais caros no início do próximo ano. Este é o terceiro aumento consecutivo e segundo o Publico é uma medida do governo, devido às contas públicas.

O ano de 2008 prevê mudanças. A publicidade ao tabaco nas máquinas habituais de venda será proibida e substituída por outro tipo de anúncios, por exemplo de cafés. Pode também dar-se o caso da retirada de máquinas de alguns cafés, situação esta que dependerá do seu proprietário. A ficarem, as máquinas de venda de tabaco terão de ter um mecanismo de bloqueio a menores, algo que já se vai vendo.

Vitorino Gonçalves, secretário-geral da Associação Portuguesa de Venda Automática, como anuncia o Diário Digital, diz não fazer sentido a existência das máquinas automáticas num sítio onde é proibido fumar e acredita numa possível redução das mesmas.

Na zona norte do pais 95% de locais como cafés, restaurantes, bares, discotecas e hotéis aderem ao programa 100% sem fumo. Muitos destes estabelecimentos chegaram mesmo a solicitar um dístico com a indicação de “proibido fumar”. Os proprietários afirmaram ao JN que é muito tarde e em cima da hora para fazer obras que permitam a colocação de ventiladores.

As multas vão de 50 a 750 euros para fumadores infractores, e de 50 a 1000 euros para os proprietários colaborantes com a infracção. A fiscalização ficará a cargo da ASAE ."

Jornal o Amador

Apesar da nova Lei já se aplicar, ainda continuamos a levar com o fumo, porque mais vale um cigarrinho que a saúde dos outros.

publicado por estremoznet às 20:33
link do post | comentar | favorito

    

English

ÉVORA

Click for Evora, Portugal Forecast

Distinção de Ipsis Verbis 

 

  Concedida por " Estremoz Soeiro"

 

links

Forum MotaDigital