Terça-feira, 24 de Abril de 2007

INFORMAÇÃO DA CASA DO POVO DE SANTA MARIA

 

                               

NOTA DE IMPRENSA                                        

 

 

A CASA DO POVO DE SANTA MARIA INFORMA QUE VAI PROCEDER NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, DIA 18 DE MAIO DE 2007, À INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO DO MUSEU RURAL DE ESTREMOZ.

ENCERRADO DESDE 12 DE JULHO DE 2004 E APÓS TER ESTADO ENCERRADO DURANTE CERCA DE 3 ANOS, CONSEGUIMOS FINALMENTE REUNIR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A SUA REABERTURA.

PARA TAL FOI IMPORTANTÍSSIMO O APOIO MANIFESTADO PELO ANTERIOR EXECUTIVO NAS PESSOAS DO ANTERIOR PRESIDENTE DA CÂMARA, SR.LUÍS FILIPE MOURINHA E DO SEU VEREADOR, DR. ANTÓNIO JÚLIO REBELO COM OS QUAIS ASSINÁMOS UM PROTOCOLO DE CEDÊNCIA DO ESPAÇO NO CENTRO CULTURAL E ASSOCIATIVO DR. JOSÉ LOURENÇO MARQUES CRESPO.

 A SENSIBILIDADE PARA COM O NOSSO PROBLEMA MANTEVE-SE COM O ACTUAL EXECUTIVO DA CÂMARA MUNICIPAL, NOMEADAMENTE NAS PESSOAS DO SENHOR PRESIDENTE DR. JOSÉ ALBERTO FATEIXA E DO SEU VEREADOR, DR. JOÃO CARLOS CHOURIÇO QUE DESDE A TOMADA DE POSSE MANIFESTARAM TAMBÉM O SEU APOIO À “NOSSA CAUSA”.

COM ESTE EXECUTIVO, CONSEGUIMOS MAIS UM PASSO IMPORTANTE: A FORMA DE FINANCIAR NOVAS ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS PARA O MUSEU. CONSEGUÍMO-LO ATRAVÉS DA INICIATIVA COMUNITÁRIA “LEADER +” COM O IMPORTANTE APOIO DA “ASSOCIAÇÃO MONTES CLAROS” E DA “ASSOCIAÇÃO MONTE”.

NÃO MENOS IMPORTANTE FOI O EMPENHO PESSOAL DO DR. HUGO GUERREIRO, QUE COM A SUA EQUIPA DO MUSEU MUNICIPAL TANTO AJUDARAM EM TODO ESTE PROCESSO, BEM COMO A AJUDA DA ARQUITECTA HELGA BIZARRO QUE PROJECTOU A SALA DE EXPOSIÇÕES.

É IGUALMENTE IMPORTANTE REFERIR A ACÇÃO DOS SENHORES MANUEL MAURÍCIO BROA, JOÃO PIMENTÃO, MARIA FERNANDA FRANÇA, MARIA DO CÉU CUNHA, ANA ROSA GINJA, JOSÉ CARTAXO, JOSÉ EDUARDO BRAVO, PEDRO CALHORDAS, PAULA MOREIRA, DONA MARIA LUÍSA CONCEIÇÃO E IRMÃS FLORES QUE COM A SUA COLABORAÇÃO FIZERAM COM QUE O MUSEU RURAL PUDESSE SER REABERTO COM MAIOR QUALIDADE.

A DIRECÇÃO DA CASA DO POVO DE SANTA MARIA TEM PLENA CONSCIÊNCIA QUE FICOU DESVIRTUADO O CONCEITO DAQUILO QUE ERA O ANTIGO MUSEU RURAL EM QUE TODO O ACERVO ESTAVA EXPOSTO  E O QUAL, AS PESSOAS GUARDAM NA SUA MEMÓRIA..

AGORA AS EXPOSIÇÕES SERÃO DE LONGA DURAÇÃO E POR COLECÇÕES, TEMÁTICAS OU MATERIAIS. TEMOS TAMBÉM A NOÇÃO QUE NÃO POSSUÍMOS CONDIÇÕES FISICAS PARA EXPOR TODO O ACERVO E MESMO QUE AS TIVÉSSEMOS, DIFICILMENTE TERÍAMOS CAPACIDADE FINANCEIRA. MESMO ASSIM O INVESTIMENTO QUE FOI FEITO RONDA OS 45 MIL EUROS, O QUE PARA UMA INSTITUIÇÃO COMO A CASA DO POVO É UM ENORME ESFORÇO FINANCEIRO.

O MUSEU RURAL IRÁ REABRIR AS SUAS PORTAS COM UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A TEMÁTICA DAS “CERÂMICAS DE ESTREMOZ”.

O MOTIVO PELO QUAL SE OPTOU (CONSCIENTEMENTE) POR ESTE TEMA PRENDE-SE ESSENCIALMENTE COM O FACTO DE ESTREMOZ SER UMA TERRA COM UMA FORTE TRADIÇÃO NA BARRÍSTICA E OLARIA E POR POSSUIRMOS NO NOSSO ESPÓLIO UMA COLECÇÃO DE INQUESTIONÁVEL VALOR E QUALIDADE.

O RESTANTE ACERVO DO MUSEU RURAL ENCONTRA-SE DEVIDAMENTE ACONDICIONADO NUMA SALA DE RESERVAS EXISTENTE NO MUSEU.

MESMO COM TODAS ESTAS DIFICULDADES, NUNCA PENSÁMOS NEM DESEJÁMOS QUE O MUSEU RURAL FOSSE PARAR A OUTRAS MÃOS QUE NÃO FOSSEM AS NOSSAS. MUITOS CÉPTICOS ACHARAM QUE SERIA MAIS UM MUSEU A FICAR SOMENTE NA MEMÓRIA DE ALGUMAS PESSOAS.

PROVÁMOS QUE O MUSEU RURAL ESTÁ BEM VIVO E SENTIMOS ORGULHO EM DIZER QUE A NOTÍCIA JÁ NÃO SERÁ QUE “FECHOU AS PORTAS MAIS UM MUSEU”, MAS SIM “REABRIU O MUSEU RURAL EM ESTREMOZ”.

 

 

 

 

ESTREMOZ, 20 DE ABRIL DE 2007

 

 

A DIRECÇÃO DA CASA DO POVO DE SANTA MARIA

(Recebido por e-mail)

publicado por estremoznet às 14:00
link do post | comentar | favorito

    

English

ÉVORA

Click for Evora, Portugal Forecast

Distinção de Ipsis Verbis 

 

  Concedida por " Estremoz Soeiro"

 

links

Forum MotaDigital